

Curso Presencial
PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E A ELABORAÇÃO DO PLANO ANUAL DE CONTRATAÇÕES (PCA)
Desenvolvimento de Competências Estratégicas para a realização do Planejamento das Contratações Públicas de forma transparente.
O Curso
A Nova Lei de Licitações, recentemente implementada no cenário brasileiro, representa uma significativa mudança no paradigma das contratações públicas. Nesse contexto, o curso de "Planejamento das Contratações na Nova Lei de Licitações e Elaboração do Plano Anual de Contratações (PCA)" surge como um instrumento essencial para capacitar profissionais no entendimento das novas diretrizes e na implementação de práticas eficazes de planejamento e execução de contratações públicas.
Um dos elementos distintivos do curso é a sua abordagem prática, que vai além do mero entendimento teórico. Os participantes são expostos a situações reais e desafiadoras, onde aplicam os conhecimentos adquiridos para desenvolver habilidades práticas essenciais para a efetiva gestão das contratações públicas.
O curso incorpora o uso do sistema Compras.gov como uma ferramenta central para a execução prática dos procedimentos licitatórios. Isso não apenas familiariza os participantes com a plataforma, mas também os capacita a utilizar suas funcionalidades de maneira eficiente, assegurando a conformidade com as normas legais e a promoção da transparência nos processos.
O curso de "Planejamento das Contratações na Nova Lei de Licitações e Elaboração do Plano Anual de Contratações (PCA)" se apresenta como uma ferramenta indispensável para gestores e profissionais envolvidos nas contratações públicas. Ao combinar teoria e prática, e ao incorporar o uso estratégico do sistema Compras.gov, ele se destaca como um agente transformador na capacitação de profissionais aptos a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades decorrentes das recentes mudanças legislativas.
Metodologia
O Curso Presencial de Planejamento das Contratações na Nova Lei de Licitações e a Elaboração do Plano Anual de Contratações (PCA), é ministrado por instrutores especializados na área de licitações e contratos. O curso é composto por aulas teóricas e práticas, com acesso ao sistema Compras.gov. Além disso, os participantes do curso terão acesso a materiais de apoio, como apostilas e modelos de documentos utilizados.
Objetivo do Curso
Capacitar os participantes a desenvolverem e implementarem estratégias para elaboração do PCA dentro do seu órgão. Em vez de se concentrar apenas em teorias e conceitos, o curso prioriza a aplicação prática desses conhecimentos, realizando, por exemplo, o preenchimento de um Documento de Formalização da Demanda, dentro do sistema Compras.gov.
Duração e Certificação
O curso tem duração de 6 horas, sendo que as aulas são realizadas em 1 dia de capacitação. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão, que poderá ser utilizado como comprovante de capacitação na área de licitações e contratos.
CONTEÚDO PROGRÁMATICO
MÓDULO 01 - PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL COMO INSTRUMENTO DE GOVERNANÇA
MÓDULO 02 - IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL NA PRÁTICA - PLANEJAMENTO DOS SETORES
MÓDULO 03 - ELABORAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL - PRAZOS DE ELABORAÇÃO E REVISÃO
MÓDULO 04 - APROVAÇÃO DE OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE ITENS
MÓDULO 05 - EXECUÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL (PCA)
MÓDULO 06 - INSTRUÇÃO E CRIAÇÃO DE NOVAS CONTRATAÇÕES NÃO PLANEJADAS NA PRÁTICA
Certificado Impresso e Digital
Material de Apoio Impresso
Brindes
Entre em contato